segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Zenato - Ripasso 2007


Particularmente sempre gostei muito dos vinhos italianos, particularmente dos Amarones.

Como financeiramente nem sempre é possível comprar um amarone, sempre que encontro algum Ripasso com preço bom procuro comprar e deixar na minha adega.

Os Ripassos são vinhos considerados “irmãos mais novos” dos amarones, ou seja, passam por um processo de vinificação parecido com o dos amarones e por esse motivo acabam tendo características parecidas mas com um custo bem mais accessível.

Este ripasso produzido pela vinícola Zenato (http://www.zenato.it/eng/), é feito utilizando uvas levemente passificadas que são maceradas durante 10 dias juntamente com a borra que sobrou durante a produção do amarone.

Depois disso parte do vinho permanece durante 18 meses em pequenas barricas e outra parte permanece em grandes barricas, ambas de carvalho Eslavonio.

O processo de maturação é finalizado com mais 6 meses de descanso em garrafa antes de ser comercializado.

O Vinho: Ripasso – Valpolicella Superiore

Safra: 2007

Uvas: 80% Corvina, 10% Rondinella, 10% Sangiovese.

Preço Médio: R$ 138,00

Comentários:

Na taça:
Cor vermelho sangue, profundo e denso, bem pouco translúcido,  límpido e brilhante, com aura carmim.

No nariz :
Aromas potentes que saiam da taça e inundavam o ambiente e lembravam frutas vermelhas em compota, chocolate e defumado com notas florais, frutas frescas e um leve mentolado.

Na boca:
Encorpado com taninos macios e uma leve acidez, até um pouco menos do que eu esperava para este vinho e um toque levemente adocicado.

No fundo de taça ficaram aromas de goiabada, café e tostado.

Harmonizou muito bem uma tábua de frios no sábado á noite e dois se saiu melhor ainda com uma macarronada á bolonhesa no domingo.

Na minha opinião este foi mais um ótimo vinho italiano e que vale a pena ser provado!

Nenhum comentário: