segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Suzin Cabernet Sauvignon 2007

Em minha busca de bons vinhos nacionais, encontrei também a Vinícola Suzin (http://www.vinicolasuzin.com.br) , localizada na cidade de São Joaquim/SC, que fica a uma altitude de 1360 metros acima do nível do mar e é considerada uma das cidades mais frias do Brasil.

A grande amplitude térmica da região a torna muito propícia para a produção de uvas da variedade “vitis vinifera”, ou seja, as uvas utilizadas na produção de vinhos finos.

A região de São Joaquim faz parte da região de Vinhos de Altitude do Sul do Brasil, que conta também com mais 7 cidades da região.

A Vinícola Suzin produz apenas 2 vinhos tintos, um Cabernet Sauvignon e um Merlot, e mais um vinho Rose. Na dúvida, comprei uma garrafa de cada.

Este Cabernet Sauvignon que abri, foi produzido a partir de uvas produzidas por parreiras conduzidas em sistema de espaldeira com raleio de cachos seguidos pela colheita e seleção manual de cachos.
Após fermentado, o vinho ainda descansa durante 9 meses em barricas de carvalho francês.

No ano de 2010, a safra 2007 recebeu a Grande Medalha de Ouro no 7º Concurso Mundial de Bruxelas em etapa realizada na cidade de São Joaquim.

O Vinho: Suzin Cabernet Sauvignon

Safra: 2007

Uvas: 100% Cabernet Sauvignon.

Preço Médio: R$ 45,00

Comentários:

Na taça mostrou uma cor rubi com aura levemente alaranjada, mostrando o tempo de descanso nos barris de carvalho, levemente translúcido com reflexos violáceos

No nariz apareceram aromas refrescantes e de média potência, que lembravam frutas vermelhas frescas, como cereja e morangos, com notas de hortelã, baunilha e especiarias.

Na boca apresentou um corpo médio, com taninos e acidez corretos com um leve toque adocicado.
Não apareceu nenhum amargor no final de boa mas me pareceu um pouco “quente” no primeiro gole, mas nada que incomode logo no segundo gole.

Um retrogosto frutado e um fundo de taça com notas de frutas frescas e baunilha.

Na minha opinião, mais um vinho muito bom, muito “bem feito” e com certeza mais outra ótima surpresa do nosso sul do país e que vale a pena ser provado!

Um comentário:

Felipe disse...

Olá. Também gostei bastante desse exemplar da Suzin. Tive a oportunidade de conhecer mais deles ontem, inclusive o festejado Zelindo, que realmente é um vinho ótimo.

Parabéns pelo blog, um abraço e bons vinhos.

Felipe.
http://bebadovinho.blogspot.com