segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Terlan - Lagrein


Novamente demonstro aqui a minha curiosidade em conhecer castas autóctones e castas pouco divulgadas para o público em geral.

Esta é a casta Lagrein, autóctone da Itália que segundo o site do produtor, vem sendo cultivada a mais de cem anos na região do Alto Adige( Região Nordeste da Itália).

O Vinho: Terlano - Lagrein

Safra: 2003

Uva: 100% Lagrein

Comentários:
Vinho límpido e brilhante com uma cor vermelho profundo com reflexos violáceos.

Segundo o produtor, este vinho passa 16 meses em grandes tonéis de carvalho mas ao contrário do que eu imaginaria, os aromas provenientes deste estágio estão perfeitamente equilibrados com os demais, onde eu citaria os aromas de frutas maduras, compota, terra molhada e toques amendoados. Apesar do estágio em carvalho, não apresentou os aromas característicos de baunilha e madeira queimada.

Na boca mostrou um corpo leve, bem refrescante, muito equilibrado e com um retrogosto muito agradável.

Como grande parte dos vinhos italianos, este praticamente pede comida. Fiz alguns testes e verifiquei que ele é um pouco fraco para acompanhar um queijo parmesão, mas com um naco de queijo meia cura ficou perfeito.

Uma curiosidade: no contra rótulo os textos estão em italiano e em alemão, coisa que eu particularmente nunca havia visto antes.

Este não é o vinho Top do produtor, mas mesmo assim é um ótimo vinho que vale ser comprado novamente.



Um comentário:

AVALIADOR DE VINHOS disse...

Prezado Jean:

Seu blog está cada vez melhor!

Posso lhe dar uma sugestão? Inclua nas suas avaliações preço e local de compra.

Abraço!