sábado, 3 de outubro de 2009

Miolo Seleção Tinto 2008



Novamente atrasado, mas desta vez não foi tanto........

Este é o vinho do mês de Outubro da Confraria Brasileira de Enoblogs, escolhido pelo nosso confrade Laércio, do blog Avaliador de Vinhos.

Ao que parece, a escolha deste vinho foi motivada pelas mudanças realizadas nesse vinho na safra 2008.

A primeira grande alteração visível foi o rótulo. Onde antes havia o antigo rótulo já conhecido por todos com seus detalhes monocromáticos em cinza, agora temos um rótulo totalmente repaginado em preto e vermelho, destacando a nova composição do corte.

O Vinho: Miolo Seleção Tinto

Safra: 2008

Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot

Comentários:
Cor rubi levemente translúcido, praticamente sem aura.

Aromas de boa potência que lembram ameixas, goiabas, frutas em compota com toques de amêndoas e menta.

Na boca apresentou corpo médio com taninos leves mas ainda presentes, uma acidez dentro do padrão normal e que no geral deixou o vinho equilibrado.

Um fundo de taça com aromas de frutas e defumado completaram o conjunto.

Confesso que particularmente fiquei surpreso, de forma positiva, com essa nova versão do Miolo Seleção. O vinho me agradou bastante, bem equilibrado e se mostrou um vinho justo para se beber no dia a dia.

Uma ótima surpresa do nosso amigo Laércio. Parabéns!

4 comentários:

Muneerah Najmah disse...

Sou uma de suas seguidoras e adoro seus comentários sobre vinhos. Eu e meu pai também amamos vinho, mas nós somos ignorantes no assunto. Estou tentando fazer meu marido se tornar um adepto. Desculpe a ignorância, mas como sou somente uma apreciadora, acho que posso perguntar: O que é tanino?

obrigada e um abraço

Maristela

André Logaldi disse...

Oi Muneerah, deixe-me antecipar ao Jean: tanino é uma substância presente em todos os vegetais, no caule, nas frutas (os) e sua função é a de proteger contra insetos que potencialmente podem lhe roubar a seiva. O tanino tem uma função de coagular proteinas e isso pode ser muito irritante para os insetos (e para o homem também), pois os insetos que são capzaes de picar e sugar também possuem saliva. Este efeito é para espantar estes insetos. Nas uvas nos bagos os taninos estão presentes em grande quantidade nas sementes, um pouco menos na casca e muito pouco ou nada, na polpa. Os taninos como a fruta como um todo também amadurece e aos poucos quando o trabalho da planta que é dar os frutos, está se completando eles perdem seu poder. Poois afinal, depois disso para a planta, nada mais imprta. É na fase de crescimento é que ela mais protege suas flores, frutas e caule. Assim quanto mais "verde" o estágio da planta, mais adstringentes são estes taninos. Esta adstringência é a sensação que fica na boca quando ocorre o processo de coagulação da saliva, a boca fica seca, rugosa. É a sensação de comer fruta verde: lembra do gosto de comer uma banana verde ou um caqui verde? Nos vinhos brancos, a quantidade de taninos é desprezível pois eles não são feitos com o suco da uva junto com as cascas. Já os tintos, extraem do contato com as cascas, a cor e os taninos. Então os tintos tem taninos e a gente os nota na boca e quando excessivos ou "verdes", aquela sensação rugosa nos invade a língua e até as bochechas. Quanto mais madura a uva, em geral, mais "redfondos" (macios" são os taninos, que passam a ser notados mas não incomodam. Isso é o ideal! Com o tempo de evolução dos vinhos ainda na garrafa, estas moléculas dos taninos vão sofrendo modificações e perdendo aquele caráter inicial agressivo. Por isso que os vinhos que podem ser guardados por muito tempo, são ásperos e desagradáveis quando bebidos jovens. Eles são feitos com a intenção de deixar que o tempo, um longo tempo, faça este trabalho de arredondar os taninos, que nestes vinhos longevos, tem de ser abundantes. Como existe em toda a natureza você pode notar estas sensações na boca quando degustar vinhos, frutas, sucos e chás (o chá "verde" é muito rico em taninos por isso é meio "rugoso" ao paladar e também um tanto amargo, por isso nem todo mundo o aprecia). Bem, é isso aí. Aqui também tiramos dúvidas, smpre que quiser! Um abraço!

André Logaldi disse...

Escrevi tudo tão rápido que não observei a acentuação correta. Co0mo não quero ser uma espécie de Vanusa da língua portuguesa, deixem-me corrigir abaixo (rsrs):

Oi Muneerah, deixe-me antecipar ao Jean: tanino é uma substância presente em todos os vegetais, no caule, nas frutas (os) e sua função é a de proteger contra insetos que potencialmente podem lhe roubar a seiva. O tanino tem uma função de coagular proteinas e isso pode ser muito irritante para os insetos (e para o homem também), pois os insetos que são capzaes de picar e sugar também possuem saliva. Este efeito é para espantar estes insetos. Nas uvas (nos bagos), os taninos estão presentes em grande quantidade nas sementes, um pouco menos na casca e muito pouco ou nada, na polpa. Os taninos, bem como a fruta como um todo, também amadurecem e, aos poucos quando o trabalho da planta que é dar os frutos, está se completando eles perdem seu poder. Pois afinal depois disso, para a planta, nada mais importa. É na fase de crescimento é que ela mais protege suas flores, frutas e caule. Assim quanto mais "verde" o estágio da planta, mais adstringentes são estes taninos. Esta adstringência é a sensação que fica na boca quando ocorre o processo de coagulação da saliva, a boca fica seca, rugosa. É a sensação de comer fruta verde: lembra do gosto de comer uma banana verde ou um caqui verde? Nos vinhos brancos, a quantidade de taninos é desprezível pois eles não são feitos com o suco da uva junto com as cascas. Já os tintos, extraem do contato com as cascas, a cor e os taninos. Então os tintos tem taninos e a gente os nota na boca e quando excessivos ou "verdes", aquela sensação rugosa nos invade a língua e até as bochechas. Quanto mais madura a uva, em geral, mais "redondos" (macios) são os taninos, que passam a ser notados mas não incomodam. Isso é o ideal! Com o tempo de evolução dos vinhos ainda na garrafa, estas moléculas dos taninos vão sofrendo modificações e perdendo aquele caráter inicial agressivo. Por isso que os vinhos que podem ser guardados por muito tempo, são ásperos e desagradáveis quando bebidos jovens. Eles são feitos com a intenção de deixar que o tempo, um longo tempo, faça este trabalho de arredondar os taninos, que nestes vinhos longevos, tem de ser abundantes. Como existe em toda a natureza, você pode notar estas sensações na boca quando degustar vinhos, frutas, sucos e chás (o chá "verde" é muito rico em taninos por isso é meio "rugoso" ao paladar e também um tanto amargo, por isso nem todo mundo o aprecia). Bem, é isso aí. Aqui também tiramos dúvidas, smpre que quiser! Um abraço!

O Tanino disse...

André,

obrigado pela explicação rápida e certeira!

É isso aí Muneerah , se precisar de mais alguma explicação, é só postar aqui que vamos fazendo o possivel para ajudar!

Um abraço

Jean