quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Catena DV - Cabernet / Malbec



Este foi mais um vinho que foi degustado nos encontros virtuais do fórum "degustação de vinhos", realizado no dia 23/09/08.

Segundo o site do produtor, o vinho passa 12 meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado, sendo elas 90% de carvalho francês e 10% de carvalho americano.

O vinho: D.V. Catena

Safra: 2005

Uvas: 50% Cabernet Sauvignon, 50% Malbec

Comentários:
Cor rubi brilhante, profundo, com aura violácea e lágrimas preguiçosas.

Aromas muito agradáveis de frutas em compota, frutas secas, fumo e um leve toque de amêndoas e baunilha, com uma harmonia muito boa entre a madeira e as frutas.

Na boca mostrou-se um vinho encorpado, com taninos firmes, acidez correta, persistência média e um sabor que lembra cereja em conserva.

Um comentário feito por quase todos os participantes foi que as rolhas estavam todas praticamente intactas, com apenas 2,0mm de infiltração, no máximo.

Também foi comentado que este vinho poderia evoluir mais se fosse guardo por mais alguns anos.

Outra unanimidade foi que todos esperavam mais deste vinho, mas como parece que ainda está em evolução, o ideal seria provar outra garrafa daqui alguns anos para ver se ele corresponde às expectativas.

No meu caso, harmonizei com torradinhas cobertas com gorgonzola, azeite extra virgem e pimenta do reino (seguindo a indicação do nosso amigo Mário ) e a combinação ficou espetacular.
Particularmente eu esperava mais deste vinho, mas vale ser provado.

2 comentários:

Unknown disse...

O vinho para novembro da Confraria Brasileira de Enoblogs será o argentino Latitud 33 Malbec 2007.

Postagem para 1 nov 2008.

Abraços.

Diário de Baco disse...

Olá Jean...

Gostaria de acompanhar esse fórum que vc citou.

como faço?

abs!
Alexandre
www.diariodebaco.com.br