segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dal Pizzol - Beaujolais Gammay 2011


A uva Gammay Beaujolais é uma cepa proveniente da França, mais precisamente da região da Borgonha, onde é mundialmente conhecida pelos vinhos Beaujolais e Beaujolais Noveaux.

Tradicionalmente, todo ano os Beaujolais são os primeiros vinhos a serem liberados para consumo após a colheita e por esse motivo são muito esperados por enófilos e apreciadores no mundo todo.

Existe até mesmo um enorme esforço do sistema de logística para que exatamente no dia do seu lançamento oficial o vinho esteja disponível em todos os pontos de venda ao redor do mundo.

Voltando ao Brasil, o vinho foi produzido pela vinícola Dal Pizzol (www.dalpizzol.com.br) dentro dos mesmos moldes que os Beaujolais, mas com algumas diferenças no processo, de forma que o resultado é um vinho que tem mais longevidade que um Beaujolais normal.

O Vinho: Dal Pizzol

Safra: 2011

Uvas: 100% Gammay Beaujolais

Preço Médio: R$ 33,00

Comentários:

Na taça:
Um vinho translúcido, violeta com reflexos violáceos, mostrando claramente a sua jovialidade.

No nariz:
Aromas refrescantes e de média intensidade, muito frutado, lembrando frutas frescas como morangos, ameixas e cerejas com notas de banana e floral.
Também possuía um leve fundo herbáceo e de frutas maduras.

Na boca:
Como o esperado para um vinho tão jovem, tem um corpo leve, com taninos macios, uma boa acidez e um paladar levemente adocicado.

Um retrogosto muito frutado, lembrando goiabada e uma boa persistência completam o conjunto.

Na minha opinião, um vinho com a vivacidade e o frescor que o Beaujolais deve ter. Vale a pena provar!

Nenhum comentário: