quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Amarone Della Valpolicella DOC


Em comemoração ao aniversário de 1 ano do O Tanino, resolvi “tirar as correntes” da minha adega e sacar lá de dentro um vinho de qualidade superior, algo digno de uma comemoração.

Depois de muito relutar, decidi por este Amarone produzido por Boscaini Carlo.

Se muita enrolação, vamos ao que interessa.

O Vinho: Amarone Della Valpolicella Clássico DOC S. Giorgio

Safra: 2004

Uvas: 50% Corvina, 35% Corvinone, 10% Rondinella, 5% Croatina & Dindarella

Comentários:
No site do produtor consta a informação de que foram produzidas apenas 3500 garrafas nesta safra e o vinho fica envelhecendo por 18 meses em tonéis de carvalho eslovaco.

Ao servir a taça, apresentou um vermelho rubi com aura alaranjada, levemente translucido.

Logo em seguida apareceram aromas leves e refrescantes que lembravam frutas vermelhas frescas com um toque de couro e mentolado.

Na boca foi onde este vinho mais me surpreendeu.
Corpo médio a encorpado.
No primeiro gole pareceu quente, revelando os seus 15,5% de álcool.
Mostrou taninos bem macios, uma boa acidez que não atrapalha em nada e um toque adocicado que contrasta com um final de boca levemente amargo
Uma longa persistência completa o conjunto.
E apesar de tudo isso, estava equilibrado. E muito.

Este vinho tem presença, bem marcante. Tudo nele é grandioso mas sem perder a harmonia
Ao meu ver é o tipo de vinho que pode ser chamado de “vinho de meditação”. Você serve uma taça e fica várias horas apreciando.

Vale a pena provar!

6 comentários:

Mesa de Baco disse...

Gosto muito de Amarones. Boa escolha para o aniversário. Outro dia degustei, mais uma vez, um meu preferido, o I Castei Campo Casalin. É fantástico! Os do Produtor Masi, também são excelentes. Parabéns!

André "Déco" Rossi disse...

Bela comemoração! Amarone na veia...é um vinhasso e merece o rótulo de ser um vinho enigmático e diferente, que nem todo mundo gosta...! Parabéns pelo primeiro niver do Blog! Abração!

Carlo boscaini disse...

Ciao, sou o produtor deste vinho. Desculpe, eu não falo a sua língua ... Eu estou contente que tenha gostado do vinho. Estou lisonjeado que você escolheu o meu vinho para comemorar. Uma curiosidade: Onde você encontrar este vinho?

O Tanino disse...

Ciao Carlo! Inoltre non dico la relativa lingua, ma sto utilizzando un traduttore per potere comunicare più meglio… Il vino è molto buono, gradetto esso molto. Qui nel Brasile che non incontra questo vino. Ho comprato a Roma, l'anno scorso in cui stava viaggiando per l'Italia. Quando avrò probabilità comprerò più una. Ringraziamenti mólto per il commento nel blog della miniera. Jean

Carlo boscaini disse...

ciao,
Quando torni in Italia, tu vieni a visitare la mia azienda.
Ti aspetto!
Ciao e ... alla salute!

O Tanino disse...

Ciao!
Probabilmente andrò ancora per il daqui dell'Italia 2 anni ........ che farò quello possibile per visitare il relativo vinícola!

Fino a là, sapere dove potreste trovare i relativi vini qui nel Brasile? Grand'che abbraccio qui del Brasile!

Il gran aqui di abraço di Um fa il Brasile!

Jean