terça-feira, 3 de março de 2009

Você conhece a Roda dos Aromas?

Conheci a Roda dos Aromas logo no início da minha vida "enofílica", enquanto lia um livro sobre vinhos e logo de cara achei uma grande ferramentra para todos que gostam de fazer uma análise um pouco mais técnica dos vinhos, tanto para os principiantes quanto para os mais experts. Como não sou nem um nem outro, eu a utilizo sempre que possível.



A Roda dos Aromas foi criada por volta do ano de 1990 pela Doutora Ann C. Noble, do Departamento de Enologia da Universidade de Davis, na Califórnia e consiste em 3 círculos concêntricos, nos quais foram organizados os aromas mais comumente encontrados nos vinhos, desde os aromas primários até os terciários.


Ou seja, você está degustando um vinho e sente um aroma que não se recorda qual é..........dê uma olhada na roda dos aromas que possivelmente ele estará lá.
É só ir seguindo os aromas, do centro do círculo para fora que automaticamente voce estará indo dos aromas mais genéricos (frutado, amadeirado,etc) até chegar nos aromas mais específicos (ameixa, café,etc).








Aqui neste link voce encontra uma versão ampliada da Roda dos Aromas que voce poderá imprimir para ter em mãos sempre que achar necessário.

http://i76.photobucket.com/albums/j4/jrvicent/Roda-dos-Aromas.jpg


3 comentários:

Cinara disse...

Que ótimo encontrar a roda de aromas! eu tinha uma que veio junto com o Guia de Vinhos da Austral Spectator que tomou chá de sumiço!! Obrigada!

O Tanino disse...

Cinara,

fico muito contente em poder ter te ajudado a encontrá-la novamente!

Grande abraço

Jean

Anônimo disse...

Jean,
Mais uma vez obrigado sempre facilitando as coisas.
Tim Tim
Tomaz