quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Angelica Zapata - Merlot Alta


Como este é o primeiro vinho que degustamos online após a criação deste blog, resolvi que após as nossas degustações, tentarei postar aqui um apanhado geral dos comentários feitos pelos participantes.

Pra quem não sabe do que estou falando, no grupo de discussão "Degustação de Vinhos" nós organizamos de tempos em tempos a chamada "degustação online" onde cada participante abre uma garrafa do mesmo vinho (previamente escolhido) e nos reunimos em uma sala de chat para trocar impressões sobre a garrafa que foi aberta.
Na última, ocorrida no dia 19/08/08 o vinho escolhido foi este.


O Vinho: Angelica Zapata - Merlot Alta

Safra: 2003

Uva: 100% Merlot

Comentários:
Na taça a cor rubi, brilhante e límpido foram praticamente uma hunanimidade entre os participantes, que ainda acrescentaram o fato de que o vinho estava com cor "muito jovem" apesar de ser da safra 2003.
Alguns dos aromas citados foram frutas em compota, ameixa preta, toques de mel e amêndoas, notas adocicadas, baunilha, caramelo e chocolate.

Na boca mostrou-se um vinho elegante e equilibrado, com retrogosto longo e boa permanência, com toques de especiaria doce e menta.

Taninos suaves, acidez agradável e praticamente zero amargor completaram o quadro dos comentários para este vinho que agradou a todos os participantes da degustação.

Meu comentário particular seria que apesar de eu não ser muito fã da uva merlot, este foi um ótimo vinho que valeu muito a pena conhecer. Pra quem gosta de merlot, este é uma boa escolha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jean
Faço uma pequena correção.
Nos comentários quanto a cor o vinho aparentava ser jovem apesar de ser de 2003 e não por ser de 2003, pois no meu entender não posso considerar jpvem um vinho com 5,5 anos