quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fortaleza do Seival - Pinot Noir


Após ler vários comentários bons a respeito deste pinot noir, acabei encontrando em um supermercado aqui do bairro pela bagatela de R$17,90 e não resisti em comprá-lo.

Também aproveitei e comprei o Tannat e o Tempranillo. Em breve posto os comentários sobre eles também.

O Vinho: Fortaleza do Seival

Safra: 2007

Uvas: 100% Pinot Noir

Comentários:
Na taça mostrou uma cor rubi com reflexos rosados, mostrando que este ainda é um vinho bem jovem.

Aromas pouco persistentes de frutas vermelhas frescas, como morango e cereja. Apesar do site do produtor dizer que este vinho passa por envelhecimento em barris de carvalho, não disse quanto tempo. Mas de toda forma o vinho não apresentou nenhuma característica desse estágio.

Na boca apresentou um corpo leve, com taninos suaves, acidez coerente e levemente adocicado.Também apresentou um retrogosto bem frutado e agradável.

Particularmente achei um ótimo vinho para o dia a dia, arriscaria até chamá-lo de elegante, considerando o valor pago por ele. O único ponto contra ele é que logo no dia seguinte da garrafa aberta já começou a apresentar um sabor amargo no final da boca, mesmo sendo conservado com o Vacun-Vin e dentro da adega. Outras garrafas duram pelo menos 3 dias antes de apresentar essa característica da oxidação e este fato acabou me chamando a atenção.

2 comentários:

Anônimo disse...

Exigir qualidade num PN abaixo dos R$ 30 é quase loucura, mas já que o fizeram, estão passíveis às críticas. A iniciativa da Miolo é louvável, mas não sei se vale ir adiante com este varietal. Para mim pareceu nada típico, desequilibrado e amargo. Nada a ver com os bons vinhos desta casta, numa faixa de preço acessível, provenientes do Chile ou mesmo da Argentina. Precisam evoluir muito. Mas como é estréia, espero que melhorem bastante nas próximas safras.

Abs,

Rodolfo Saldanha

Wagner Jorge disse...

Os dois comentários tem suas razões e erros...
Madeira é o que não falta neste vinho.
Amargo tambpém.
Vinho Pn abaixo de 30 com qualidade, podemos garimpar.
É um bom vinho sim.
Não o melhor, nem o pior, é um vinho gostoso.
Mastiguei um damasco com musarela, em seguida um gole de água e apóes o vinho, uma delicia...
Abraços a todos

W@agner