domingo, 26 de junho de 2011

A Loja O Tanino Store


Olá amigos leitores, agora "em definitivo" comunico a todos que a loja virtual O Tanino Store agora está funcionando com o sistema de vendas online e agora bem mais completa, informações sobre os vinhos, fotos, etc;

Visitem!

www.otaninostore.com.br

E qualquer dúvida estou á disposição!

Abraços


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dica de filme - Bottle Shock


Esta semana tenho uma dica de filme muito interessante para todos os enófilos.

Bottle Shock passa-se em 1976 e conta a lendária (porém real) história da degustação ás cegas que mais tarde ficou conhecida com o "Julgamento de Paris".

Naquela época a Califórnia ainda nao tinha grande representatividade no mundo do vinho e seus produtos não eram reconhecidos internacionalmente. Mas vários produtores foram convidados a enviar seus vinhos para a degustação ás cegas juntamente com vinhos franceses.

O filme é focado na história do Chateau Montelena, com seus problemas na sua produção de Chardonnay, seu ceticismo em participar de uma degustação com os até então imbatíveis vinhos franceses e finaliza com um cena espetacular da degustação propriamente dita.

Um filme com uma história envolvente e com paisagens belíssimas que vale a pena assistir!

Mais informações:





quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novidade! O Tanino agora é loja!


Amigos leitores, é com grande satisfação que anuncio:

A partir de agora, O Tanino também é loja!

Ainda estamos em processo de desenvolvimento da loja virtual, porém, já disponibilizamos para venda diversos rótulos já muito conhecidos por nós, incluindo algumas novidades interessantes, como o Chateau Reignac, que ganhou várias degustações ás cegas entre os Grand Crus Classès de Bordeaux (reveja aqui) e também vários vinhos de reconhecimento mundial, como Chateau Latour, Petrus, Margaux, entre outros.

O grande diferencial é que firmei uma parceria diretamente com o produtor e importador destes rótulos, o que me permite praticar preços até 40% mais baixos do que os praticados pelas lojas no mercado.

Não deixe de conferir esta novidade!
Acesse: www.otaninostore.com.br


Rio Sol - Alicante Bouchet 2006

Depois de algum tempo sem provar um vinho nacional, encontrei este rótulo com 50% de desconto e acabei deixando de lado o cabernet sauvignon chileno resolvi comprar este nacional para provar.


O Vinho: Rio Sol Winemaker´s Selection

Safra: 2006

Uvas: 100% Alicante Bouchet

Preço Médio: R$ 35,00

Comentários:

Apresentou na taça uma coloração vermelho sangue com aura levemente puxada para cor de tijolos. Limpo, brilhante e pouco translúcido.
Denso, tanto que chega a deixar a taça manchada por algum tempo.

Aromas potentes que podiam ser sentidos mesmo longe da taça e com boa persistência que lembravam geléia de frutas vermelhas, algo herbáceo e notas mentoladas.

Na boca mostrou-se encorpado, com uma acidez corretíssima e taninos presentes, mas sem incomodar em nada.
Um pouco “quente” nos primeiros goles apesar de somente 13% de álcool, mas ainda assim é um vinho bem equilibrado e persistente, deixando a boca pedindo por mais um gole.

No fundo de taça restaram aromas de frutas frescas, fumaça e café.

Na minha opinião, um bom vinho dentro de sua faixa de preço.
Sendo muito sincero, fiquei surpreso com este vinho, comprei sem muita expectativa e no final fiquei muito surpreso positivamente.
Vale a pena provar!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Palestras IBRAVIN

Bom dia a todos!

Conforme prometido, seguem abaixo as palestras que ocorrerão hoje, como parte do workshop O Impacto da Redes Sociais no Mundo do Vinho, lá em Farroupilha/RS e serão transmitidas ao vivo para diversos sites e blogs durante todo o dia.

Seguem os assuntos das palestras e os horários de inicio.

PALESTRA 1 - O Fenômeno das Redes Sociais e o Papel do Blogueiro, 8h30min







PALESTRA 2 - Mídia Tradicional x Mídia Digital, 10h30min





PALESTRA 3 - Como Bombar na Web?, 13h30min





PALESTRA 4 - A Inovação como Estratégia, 15h45min





PALESTRA 5 - Democratizando com Elegância, 16h45min





Espero que as palestras sejam tão boas quanto os temas, lembrando que ás 19:30 teremos uma degustação online onde degustaremos o Pizzato Espumante Tradicional Brut 2009 e em seguida o Lídio Carraro Grande Vindima Merlot 2005, os quais farei todas as anotações e em breve postarei minhas impressões sobre esses rótulos.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Amanhã é dia de Palestras!!

Caros amigos,

O IBRAVIN irá promover amanhã um workshop sobre O Impacto da Redes Sociais no Mundo do Vinho.

Como parte do workshop, serão realizadas 5 palestras com seus devidos horários:

PALESTRA 1 - O Fenômeno das Redes Sociais e o Papel do Blogueiro, 8h30min

PALESTRA 2 - Mídia Tradicional x Mídia Digital, 10h30min

PALESTRA 3 - Como Bombar na Web, 13h30min

PALESTRA 4 - A Inovação como Estratégia, 15h45min

PALESTRA 5 - Democratizando com Elegância, 16h45min


E para facilitar a vida de quem (como eu) não poderá estar lá em Farroupilha/RS para assistir as palestras ao vivo, foi montado uma plataforma de transmissão online para todos os blogs e sites interessados.

Assim, amanhã publicarei um post com todos os links das palestras para que todos os leitores poderem assistir às palestras ao vivo.

E para finalizar o dia de palestras, teremos a degustação online, através do facebook, de um espumante e um vinho tinto nacionais. Prometo que farei minha anotações e postarei os resultados!

Fiquem ligados, amanhã é dia de palestra!


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Etna Rosso 2008

Já havia algum tempo que eu tinha lido sobre esse vinho, um italiano da região da Sicilia, produzido na região próxima ao Monte Etna, um vulcão que está adormecido a muito tempo.

Aproveitei um dia que tirei para cozinhar um risoto com costelinhas de porco e resolvi provar o vinho.

O Vinho: Etna Rosso

Safra: 2008

Uvas: 80% Nerello Mascalese, 20% Nerello Cappuccio

Preço Médio: R$80,00

Comentários:

Na taça mostrou uma coloração muito bonita, vermelho vivo, levemente translúcido com aura levemente alaranjada.

Inicialmente mostrou aromas de média potência e boa persistencia, que lembravam frutas frescas e maduras, romã, cereja, com um toque mineral e notas refrescantes.

Na boca apresentou um corpo entre leve e médio, com uma acidez correta, taninos levíssimos, (até um pouco menos do que eu esperava) com uma boa persistência e retrogosto de frutas frescas. Amargor zero.

Após descansar um pouco, surgiram aromas de frutas em compota e defumado, mostrando sua leve passagem por barricas de carvalho.

No fundo da taça também ficaram aromas defumados e adocicados.

Na minha opinião, um ótimo vinho. Bem equilibrado e macio.
Talvez só tenha faltado um pouco mais de taninos, mas nada que tenha atrapalhado o conjunto. Serviu perfeitamente para acompanhar o risoto de bacon e azeitonas com a costelinha de porco assada.Vale a pena provar.